10 de novembro de 2013

RESENHA: O livro do amanhã

Resenha: O livro do amanhã
( foto: Melina Souza )

Título: O livro do amanhã
Autor: Cecilia Ahern
Título original: The book of tomorrow
Páginas: 368
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Sinopse : Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Cecilia Ahern é a mesma escritora de PS eu te amo e " a vez da minha vida", ambos eu não li, mas agora com certeza lerei, eu gostei bastante do  O livro do amanhã e todas as resenhas que li dizem que os dois outros são melhores.

RESENHA:
Tamara Goodwin é o tipo de personagem do qual a gente não vê nos livros atuais, ela não é do tipo "perfeitinha" que todos estão superestimando ultimamente. Sua personalidade é bem complexa e no decorrer do livro ela vai se tornando melhor. Apesar de eu achá-la muito "lenta".


Ela é uma menina muito mimada que vive com os pais em uma mansão e tem tudo o que quer. Mas que vê tudo virando de cabeça para baixo a partir do momento em seu pai comete suicído, deixando muitas dívidas para trás. Assim, ela e sua mãe se veem sem casa para morar e vão buscar ajuda com parentes que moram numa cidade minuscula do interior.

Tamara se vê agora sem amigos, sem o luxo que estava acostumada, tendo que viver em um lugar pacato e além de tudo sua mãe entra em uma depressão profunda e não diz nada que faça sentido, apenas fica trancada em um quarto.

Após todos esses acontecimentos, Tamara possui mais tempo para pensar e assim começa a dar valor aos pequenos detalhes que sempre lhe passaram dispercebidos. Percebe que aqueles amigos que tanto valorizava, não era tão verdadeiros quando ela pensava.

Ela vive em um lugar onde não existe nada de interessante e a cidade mais próxima fica à horas de sua casa. Até que surge Marcus e sua biblioteca móvel. Tamara nunca se interessou por livros, mas o bibliotecario a interessou, e muito.

Marcus é muito amável e atencioso com ela. Ele a leva diversos lugares com suas "viagens literárias", ajudando-a a se recuperar do desespero que estava começando a tomar conta.

Então começa a perceber que seus tios são pessoas bem estranhas, o tio trabalha o tempo todo e quase não se comunica, já a tia passa o dia todo limpando e cozinhando. Além disso, a tia a proíbe de sair da propriedade, como se a estivessem escondendo. Além de parecer esconder outras coisas.

Em suas visitas à biblioteca intinerante de Marcus, ela descobre um livro, porém está trancado e Marcus não consegue encontrar o título e nem o nome do autor. Ela pede para ficar com o livro e o leva para casa. 

Com a ajuda de uma das moradoras das propriedades que ela conheceu a pouco tempo, consegue abrir o livro, mas descobre que é um diário com as páginas em branco. A moradora a estimula a começar a escrever nele.

Até que quando ela decide escrever no diário, o mesmo se mostra já preenchido por ela mesmo e com a data do dia que ainda não se passou.

O livro misterioso em si não é o foco da história como eu pessei que seria, ele apenas ajuda Tamara a crescer e descobrir quem realmente é.

É um livro cheio de mistério e explicações que vão se desenrolando ao decorrer da história, você não quer parar de ler até descobrir o que acontece, e apesar de muitas vezes parecer um pouco óbvio, a história toma um rumo totalmente diferente do que você estava pensando.

O diário é um dos pontos principais de toda a história, mas não há tanto foco nele, fica meio sem a explicação de como ele apareceu lá, o fato de ele se preencher sozinho e ele acaba sendo meio que deixado de lado na maior parte do livro. 

Mas, fora isso o livro me agradou muito e eu recomendo.
E eu achei a capa linda! *-* (apesar de eu ter lido no Kobo)

Boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN