15 de fevereiro de 2016

Como eu faço para conciliar estudo e trabalho?


Eu trabalho faz um tempinho em uma empresa de desenvolvimento de sistemas e ano passado decidi que deveria iniciar um curso na faculdade. Eu não iniciei logo depois do ensino médio, pois estava indecisa com relação ao que queria fazer, não tinha dinheiro e a minha saúde não estava lá aquelas coisas, como sempre

Porém, ano passado foi o ano da decisão e não me arrependi, escolhi Ciências Biológicas (leia o post no qual eu conto o por quê desse curso aqui), mesmo trabalhando na área de informática. E está sendo uma ótima experiência.

Eu sabia que ia ser uma loucura, porque meu trabalho é umas 2h de distância de casa (de ônibus), isso quando não tem transito, trabalho em período integral e não dá tempo de passar em casa, então eu vou direto para faculdade. Ou seja, vou pra casa só pra dormir praticamente, haha.

No começo demora um pouco para acostumar, a vontade de desistir é enorme devido ao cansaço físico e emocial. Eu ficava tão cansada que dormia em qualquer canto: no ônibus, no metrô, na cantina. Mas com o tempo a gente acostuma.

Tive muitos problemas (na faculdade e na saúde) devido à um pouco de falta de organização, porque além de me organizar no trabalho, ainda tenho que me organizar por mim e "pelos outros" na faculdade por ser representante de sala. Então tive que dar um jeito para não enlouquecer né?

Como eu me organizei?
Como eu vou direto do trabalho para a faculdade, não existe muito tempo para eu estudar ou fazer meus trabalhos. Então, eu utilizo o tempo que eu estou no ônibus/metrô para estudar/ler e no meu horário de almoço aproveito para fazer meus trabalhos e enviar os emails do grupo da sala.

Quando eu chego em casa, eu janto e escrevo um resumo do que foi explicado em aula naquele dia. Mas, desse jeito eu estava acumulando muita folha, porque eu fazia anotações em aula, em casa e depois antes da prova. Então, esse ano resolvi fazer diferente: Comprei um caderno de rascunho que vou utilizar na aula para anotações básicas e um caderno para passar essas anotações e fazer o resumo.

O que eu fiz em relação à alimentação?
Antes eu comia em um restaurante, mas acabei descobrindo que tenho intolerância a glúten e lactose, o que acabou atrapalhando com isso. Mas até que foi uma coisa boa, porque comecei a levar marmita e passei a economizar muito. Além da marmita levo algumas coisas para comer durante o dia e um lanche de pão sem glúten com requeijão sem lactose, atum, cenoura e azeitona ♥ para comer na faculdade.

E os livros?
Eu não levo livros, nem apostilas para a faculdade, porque como eu disse é muito rolê da minha casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade e da faculdade para casa, não tem quem aguente ficar carregando peso, né? haha

Eu compro os livros em epub e coloco no meu kobo e as apostilas eu baixo e coloco no meu tablet, então diminui muuuito o peso.

E a saúde, como ta?
No começo foi complicado, tive muitos problemas por não dormir direito e por causa de estresse, mas como eu disse: foi culpa da desorganização. Agora que estou um pouco mais organizada, espero não ter mais esses problemas. O importante é se alimentar bem, dormir o suficiente e não ficar nervoso com qualquer coisa.

Por causa da minha ansiedade, eu ficava/fico nervosa com tudo o que acontece e a instituição que eu estudo não ajuda em nada para eu me acalmar, então já viu né? haha

Eu chego um pouco cedo na faculdade, então estou usando esse momento pra descontrair e relaxar depois do dia cansativo de trabalho.

Freelance
Acho que todo mundo aqui sabe que eu sou a dona da Sanyt Design e que faço serviços de design personalizados e layouts para blogs. E isso também demanda tempo e disposição. Então ela também entra na minha lista de afazeres do dia a dia, mas eu gosto tanto de fazer que nem cansa ♥ haha
Eu sempre encontro um tempinho para criar.

Como eu faço para descontrair?
De final de semana eu costumo ficar com o meu namorado, fazer alguns serviços da Sanyt e assistir séries ♥♥ As séries são a salvação haha
No meu curso nós temos algumas saídas de campo, que eu acho bem legais, então considero como um momento de descontração também.

9 comentários

  1. Respostas
    1. Sou dona de blog, mas sou bem desleixada e deixo o coitadinho de lado as vezes (vou mudar, prometo). Então não posso dar muitas dicas hahaha

      Excluir
  2. Caramba é muita coisa, felizmente sai do trabalho para começar a faculdade porque a distancia é de 4h entao acabei me mudando.

    http://garotadosuburbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar longe do trabalho é complicado, acaba atrapalhando um pouco, né?

      Excluir
  3. É muita coisa para uma pessoa só, eu to pensando em pegar outro emprego para ajudar na renda, mas fico com medo de não aguentar, é difícil conseguir suportar, mas de uma maneira ou outra eu vou ter que me organizar melhor pois vou ter que voltar a estudar e entrar para a faculdade, mais cedo ou mais tarde a minha rotina vai ter que mudar, espero que eu me dê bem com tudo isso

    http://pinkisnotrose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coisa mesmo, mas dá pra organizar direitinho e não pirar muito, haha E dinheiro sempre ajuda né?
      Você vai conseguir sim! <33

      Excluir
  4. Sei bem como é isso, eu também fiz toda a minha faculdade enquanto trabalhava numa empresa e olha... é dureza mesmo. Só com muita organização para não pirar!

    ResponderExcluir
  5. Guria parabéns pela organização. Com certeza vou usar suas dicas para algo pra mim! hahha
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  6. E ainda consegue ser dona de blog, haha
    Tinha essa rotina maluca também e ainda trabalhava no final de semana. :( Felizmente esse ano consegui um estágio muito lindo de 6 horas por dia e me mudei pra casa da minha tia (pertinho do metro) \o/
    Ainda considero me mudar pra uma república, que é baratinho e eu terei um cantinho só pra mim. Estou te dizendo isso, porque também tenho problemas de saúde por causa dessa correira (não durmo bem, fico estressada, tenho gastrite) e aí, pensando no meu melhor conforto vi que morar perto de tudo faz toda a diferença.
    Te desejo boa sorte e estou aqui clamaaando por mais posts sobre alimentação! Hahaa
    Beijos ❤

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN