27 de abril de 2016

Reality Bites, a realidade da Geração X


Eu acredito que uma vez tendo a capacidade de percepção, podemos agir como esponjas e absorver tudo de qualquer coisa. No entanto me vejo entre quatro paredes ''nem tudo tem um significado oculto, nós, seres humanos temos essa incrível habilidade de tentar encontrar sinais e padrões em tudo que é coisa. Mas as vezes, as coisas simplesmente são e estão. Não são nada além daquilo que está mostrando''


Reality Bites, tem tudo para ser um Cult da década de 90, ambientado e filmado em 1994, a longa retrata como era ser jovem da geração x, que é uma expressão que se refere à geração nascida após o baby boom pós-Segunda Guerra Mundial. O desemprego, mesmo oferecendo mão de obra qualificada, a falta de experiência, os ideais liberais... e outras característica que permeiam a nossa geração também, ficam em evidência na trama. 


Reality Bites é um drama\comédia escrito por Helen Childress e dirigido por Ben Stiller. Estrelado por Winona Ryder, Ethan Hawke e Stiller, com papéis secundários por Janeane Garofalo e Steve Zahn. A trama segue Lelaina (Ryder), que é uma aspirante a cinegrafista trabalhando em um documentário chamado Reality Bites sobre as vidas privadas de seus amigos e companheiros. Seus desafios exemplificam algumas escolhas de carreira e estilo de vida enfrentadas pela Geração X.


Desde então, tem alcançado status de cult e tem sido apontado como um dos filmes dos anos 1990 que capturou o zeitgeist dos anos 90, a cena grunge entre aqueles que tinham vinte e poucos anos, ao mesmo tempo, chamar a atenção para várias questões que atormentaram os jovens americanos na época.



 Quatro amigos que recentemente se formaram na faculdade vivem juntos em Houston, Texas. Troy Dyer e Lelaina Pierce são atraídos um pelo outro. Troy tem dificuldades em manter um emprego. Lelaina era a oradora oficial de sua universidade, e tem aspirações para se tornar um documentarista, apesar de inicialmente ter que se contentar com uma posição como assistente de produção para um apresentador de TV rude e desagradável.

Vickie é uma vendedora da loja Gap, e  mais tarde promovida a gerente. Seu amigo Sammy Gray é gay; ele permanece celibatário, não por causa de um medo da AIDS, mas porque ter um relacionamento iria forçá-lo a sair da casa dos seus pais conservadores.


O que eu mais gosto nessa obra são as cores e a forma como alguns momentos são retratados pelas mãos de Lelania Pierce o estilo te pega de jeito e convida a sua retina a fazer parte dessa esfera nostálgica noventista, e eu adoro isso, todos os detalhes dessa época. As roupas, os hábitos, os videocassetes que estavam se popularizando naquele tempo, o medo da AIDS, o tratamento delicado que dão ao homossexualismo, e aquele gostinho agridoce da vida difícil e gratificante ao mesmo tempo.


A realidade morde. Não morde por ser cruel, ela não é cruel. Estávamos, apenas acostumados demais com o aconchego e proteção dos pais e agora jogados no mundo temos que aprender a sobreviver, não porque o mundo é cruel, e sim porquê não aprendemos a viver ainda, então somos mordidos até conseguirmos tal feito. Sozinhos.



Título Original: Reality Bites
Título BR: Caindo na Real
Ano: 1994
Duração: 1h 39min
Gênero: Drama, romance, comédia
Direção: Ben Stiler

Atores: Winona Ryder, Ethan Hawke, Ben Stiller,
 Janeane Garofalo, Steve Zahn, Swoosie Kurtz, 
Harry O’Reilly, Renée Zellweger

2 comentários

  1. Eu amo esses filmes da década de 90 <3 já coloquei ele na minha lista do netflix :)

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar tanto desse filme, mas nunca tinha visto uma resenha me tivesse me dado vontade de assistir! Marquei aqui e vou ver assim que der... parece exatamente o tipo de coisa que a gente precisa aprender quando cresce: que a realidade é mais cruel que o aconchego da casa e da escola :~ hahaha
    :**

    http://beyondcloudnine.blogspot.com

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN