6 de novembro de 2014

Por que eu escolhi o curso de ciências biológicas?

Por que eu escolhi o curso de ciências biológicas?

Sumi de novo, né? Mas dessa vez foi por um motivo bom ( que tem a ver com o post de hoje): Passei no vestibular! Finalmente haha

Aposto que algumas pessoas que leem o meu blog vão se perguntar "Ué. Mas você não é web designer? Não deveria fazer Design ou alguma coisa assim?". Teoricamente, sim. E durante um bom tempo eu pensei se não seria mais sensato eu continuar nesta área já que estava acostumada e tudo mais.

O que acontece é que eu sempre fui apaixonada por biologia. Na frente da minha casa tem uma praça/morro/matagal/algumacoisacheiadearvores que era onde eu brincava, e tinha/tem uma quantidade grande de aves, plantas e insetos que a gente não encontra facilmente, e era onde eu costumava brincar. Então eu fuçava muito no meio do mato e quando via um inseto que eu nunca tinha visto, achava maravilhoso! A maioria das crianças teria medo/nojo, mas eu adorava!

O engraçado foi que quando eu tinha uns 9 anos decidi que seria cientista, ninguém tirava isso da minha cabeça. Minha mãe me dava nas datas comemorativas presentes que não era comum as crianças ganharem. Tive um microscópio para crianças, um kit de experiências e muitas revistas/livros que falavam sobre animais. Meus programas favoritos eram os da discovery, principalmente os que falavam do reino animal.

Quando eu tinha uns 12 anos a minha professora de biologia pediu para que fizessemos um terrário como trabalho do bimestre e  também queria que escrevessemos um diário de bordo sobre ele. Foi um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer na minha vida. Cavoquei terra até achar minhocas, formigas, tatuzinhos, etc, para o meu trabalho ( no grupo tinham 6 pessoas, mas eu fiz esta parte sozinha mesmo por motivos óbvios ). Ficava o dia todo analizando o tal terrário para escrever o diário de bordo e fiquei fascinada quando descobri que podia chover lá dentro. Quando entreguei o trabalho, a professora adorou e perguntou se ela podia levar para mostrar na faculdade que ela dava aula. Fiquei super feliz e foi aí que percebi que era isso que eu realmente queria.

Nunca tive dificuldades em biologia e química. Nem precisava estudar para as provas. Sempre que alguém perguntava o que eu queria ser, eu respondia: Bióloga.

Porém o destino resolveu reverter tudo o que eu já tinha planejado desde pequena. E quando eu cheguei no ensino médio e me perguntaram se eu prestaria para o técnico eu respondi que sim. Fui procurar algum curso que eu gostasse, o mais próximo que eu achei foi bioquímica. E aí foi que veio o problema, eu precisaria pegar ônibus para chegar na escola técnica, que era longe e eu estudava em outra escola até 12:30, tinha que almoçar, pegar o ônibus e chegar lá antes das 13:30. Ou seja, impossível.

Tinha uma escola técnica mais próxima de casa, mas só haviam 4 cursos: Administração, Eletrônica, Moda e Comunicação Visual. Vendo que teria que estudar nesta, sabendo que aprendizado nunca é demais e que eu poderia fazer bioquimica depois, decidi conhecer melhor os cursos. Escolhi o curso que tinha Photoshop (que eu já sabia mexer) haha.

Fiz um ano e meio de curso... e adorei! Me dei muito bem com computação gráfica. Adorava mexer em photoshop, illustrator, corel draw, etc. E acabei deixando a biologia de lado um pouco ( só lembrava no ensino médio ). Quando sai da escola e decidi trabalhar esse curso me ajudou bastante, todo dinheiro que consegui foi graças à esse um ano e meio. Mas percebi que era um pouco difícil conseguir um emprego melhor sem saber mexer com HTML/CSS. Fiz o curso de web design e à 3 anos trabalho com isso.

E nesse meio tempo não consegui me decidir do que fazer na faculdade.  Seguindo a lógica seria melhor fazer TI, design gráfico, etc. Mas meu coração ainda me lembrava do quanto eu gostava de biologia. Pensei no salário, no mercado de trabalho e tudo mais. Mas mesmo assim eu não conseguia abrir mão do que eu sempre sonhei. De uns tempos para cá percebi que nós devemos fazer aquilo que amamos e eu amo Biologia.

Me increvi no vestibular, passei e ano que vem vou seguir meu sonho!
Mas não quero abrir mão do web design, afinal foi isso que me ajudou a estar aqui hoje!

Espero que esse texto ajude as pessoas que estão confusas a ouvir o coração. Mesmo que não dê certo, pelo menos você tentou e não vai ficar remoendo isso no futuro.

11 comentários

  1. Pelo que fala já da pra notar que você nasceu pra isso mesmo, se fosse eu ao ver um inseto cairia no choro hauhauha

    Beijorejas

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha nascido mesmo *-*
      Por quê? Eles não fazem nada

      Excluir
  2. Lendo seu texto, senti o amor que você tem por biologia, e é como eu me sinto em relação à pediatria. Desde meus onze anos quero ser cirurgiã pediatra, mas eu nunca me senti capaz de entrar na federal, e o curso sempre foi muito caro. Decidi fazer psicologia - que também amo, mas não tanto quanto amo medicina, não mesmo - agora com estas vastas opções para fazer o curso particular, meu coração acendeu (?) e estou decidida à tentar medicina mesmo que eu precise fazer o enem/vestibular 500 vezes. Sabe quando uma pessoa abre os olhos e percebe que está tudo errado? É o que sinto em relação ao modo que alguns médicos tratam as crianças, e isso me deixa jogada na merda de tão triste. Quero ser diferente, e quero que as pessoas notem o quanto amo o que faço - eu me sentindo uma médica já kkk - e é isso. Amei teu post e boa sorte nessa nova jornada, que Deus te abençoe.


    Fica com deus! www.blogbrightwords.blogspot.com | Curta nossa página!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade. A maioria dos médico nem dão atenção às crianças direito. Tenho certeza que você fará a diferença. Boa sorte para nós! haha
      Amém!

      Excluir
  3. Me identifiquei bastante contigo! Eu sempre tive a certeza de que queria trabalhar com a natureza e os animais. A primeira coisa que veio à minha cabeça foi veterinária, depois, minha paixão pelas aulas de biologia me prenderam e eu fiquei em dúvida... mas agora já me decidi, é mesmo veterinária haha

    Estou esperando o resultado do vestibular... Me deseje sorte! Aliás, boa sorte nessa jornada para nós duas!

    www.escolhasalternativas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pensei em ser veterinária também, mas eu ia falir e ter muitos animais. haha
      Então vai ser biologia mesmo *-*

      Boa sorte! :D

      Excluir
  4. Parabénsss ♥
    E é assim, quando nascemos para uma coisa, tem que ser isso e no seu texto eu percebi o quando você gosta dessa área e desde criança né. haha
    O meu é moda, desde quando me entendo por gente eu queria fazer essa faculdade, ainda não fiz, mas com certeza quando terminar a que eu estou fazendo irei fazer ♥ \o/

    E queria te avisar que indiquei um post seu no meu blog, se quiser dá uma conferida, é só acessar: http://goo.gl/unPNXu

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito *-* Faz sim, se é o que você realmente gosta, vale a pena correr atrás.

      Obrigada <3

      Excluir
  5. Seguir atrás dos sonhos nunca é errado! Difícil é quando a gente sabe o que quer e mesmo assim não corre atrás

    muito sucesso nessa etapa!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Mas mesmo depois de muito tempo, resolvir correr atrás do que eu gosto. Obrigada <3

      Excluir
  6. Parabéns, a minha área é pouco ligada na sua, quero ser veterinária, mas depois que terminar quero fazer biologia bacharelado tbm.

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN