7 de janeiro de 2015

Minha experiência com antidepressivos

minha experiência com antidepressivos

Depois de muuuito tempo, estou aqui de novo. E hoje vou falar sobre o motivo de eu ter deixado de postar aqui no blog esses últimos dias.

Já falei em outro post que eu estava achando que tinha depressão (à muito tempo por sinal). E gostaria de agradecer aqui à todas as pessoas que comentaram me apoiando e me dando forças para procurar ajuda médica. Vocês me ajudaram bastante à me manter em pé. Obrigada. ♥

Pois então, uns dias depois desse post eu passei muito mal e fui ao pronto socorro, lá a clínico geral que me atendeu disse que esses sintomas podiam estar relacionados à depressão ou ansiedade e me deu um encaminhamento para um psiquiatra. 

Marquei a consulta e fui. Descobri que tenho depressão + ansiedade. Ou seja, quando não estou com crise depressiva, tenho ansiedade. Então ela me prescreveu um remédio chamado Sertralina, o qual muitos profissionais dizem ser um dos melhores antidepressivos.

Tomei a Sertralina antes de dormir e por volta das 4 da manhã acordei super assustada, com o coração batendo super rápido, com tremores, visão turva, corpo formigando, falta de cordenação motora e outras coisas. Meu namorado acordou e foi tentando me acalmar até passar. Depois disso não tomei mais o remédio e aguardei a próxima consulta.

Contei para psiquiatra o que aconteceu, ela havia me falado anteriormente que devido ao meu histórico de epilepsia, eu poderia ter outro ataque ao tomar o remédio. Mas que era muito difícil acontecer. E me passou mais dois remédios: Fluoxetina e Clomipramida.

Consegui tomar a Fluoxetina durante 2 dias, apesar da falta de apetite e de estar com a boca seca, eu estava esperançosa. Porém, antes de tomar o 3º comprimido, tive mais uma reação igual a que tive com a Sertralina, porém, desta vez com dormência na língua. Interrompi o uso e nos dias seguintes minha depressão aumentou bastante (acho que devido ao interrompimento). 

A psiquiatra me disse que se a Fluoxetina não funcionasse, que eu começasse o uso da Clomipramida. Esperei alguns dias para tomar. Tomei às 21:00, depois de um tempinho fui ao banheiro e comecei a me sentir muito estranha e meu peito começou a doer, era como se tivesse alguém muito pesado sentado em cima de mim. Minha visão ficou turva, meu corpo começou a tremer e eu perdi a cordenação do corpo. Sentei um pouco e esperei passar. Quando estava um pouco melhor fui dormir, porém a dor no peito voltou e eu não estava conseguindo respirar. Tive que ir para o pronto socorro, pois estava muito mal. Passei a madrugada tomando soro e o médico que me atendeu disso que isso não era comum de acontecer.

Interrompi o uso da Clomipramida e comecei a me muito deprimida, pensava em me matar o tempo todo e só conseguia chorar. Agora estou um pouco melhor, mas estou sem esperança alguma com os remédios. 

Sexta feira vou retornar à psiquiatra e ver o que eu posso fazer. Pois não consigo mais viver desse jeito.

Alguém já tomou algum desses medicamentos e teve algo parecido?


18 comentários

  1. Oi!
    Eu encontrei seu blog por um template lindo que você disponibilizou e desde então venho te seguindo aqui, rs. :) Bom, eu nunca passei por isso e imagino que seja bem difícil, mas só desejo que você supere esse problema e fiquei bem. E parabéns pela coragem de expor tudo aqui.

    Eu não sei como é sua rotina, mas uma coisa que talvez possa te ajudar com isso, é praticar alguma atividade física que você goste. Já pensou nessa possibilidade? Tem tantas coisas legais que dá pra fazer (natação, patins, skate, lutas e etc) acho que no começo é mais difícil, mas se for algo que você pegue gosto, acredito que vá te ajudar bastante. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado de um dos meus layouts e que segue o meu blog <3

      Devido à depressão eu não tenho ânimo para fazer nada. Fora a falta de tempo também. Trabalho em período integral e a noite faço freelas, aí já viu. Além de não gostar de atividades físicas. haha

      Obrigada pela força :D

      Excluir
  2. Olá!
    Olha, pelo seu post, você me parece que você recebeu uma má ajuda médica. Eu me trato há anos contra a depressão e levei também uns bons anos até encontrar o psiquiatra certo.
    Antidepressivos são extremamente caros e não vale a pena ficar gastando desse jeito! Hoje em dia existem remédios muito mais eficientes do que esses que você tomou e mais importante do que isso, você deve encontrar a dosagem certa! Tal como ocorre com antibióticos, você tem que se tratar gradualmente, e não de uma vez que nem faria contra uma gripe.
    Além disso, seria interessante você procurar ajuda psicológica, que, na minha opinião é muito mais eficiente do que qualquer medicamento... Veja com seu psiquiatra se ele conhece alguém, porque é importante que esses dois profissionais mantenham contato, pra que o seu tratamento ocorra de forma eficiente.
    A depressão é uma doença que tem gatilho psicológico (apesar de ser química), ou seja, alguma coisa, um fato interno ou externo, ativou a doença em você... é importante que você reflita sobre o que pode ser e enfrente os sentimentos ao invés de repeli-los, é um processo doloroso, mas importante no combate à depressão.

    Desculpe pelo comentário gigante, mas como disse, sofro com a depressão há anos e não desejo isso pra ninguém, espero que sua luta seja breve e definitiva! Aproveito pra desejar bom 2015 e dizer que seu layout é lindo :0

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja má ajuda médica e sim minhas condições anteriores relacionadas à epilepsia. Fora que eu sou alérgica a diversos remédios, inclusive dipirona. Meu corpo não aceita muito bem alguns medicamentos e acho que foi isso. Eu tenho que testar os remédios para ver qual funciona. A dosagem não foi muito alta e não deveria ter dado essas reações, é raro acontecer. Tontura, enjoo, falta de apetite, etc. são mais comuns.
      Eu ainda não consegui consulta com o psicólogo. Passei a muito tempo atrás, mas este sim era um mal profissional, só fez eu ficar pior do que estava. Pelo plano de saúde só poderei passar com um psicólogo mês que vem. Mas vou procurar sim.
      Devem ter tantos fatores para essa depressão que eu nem sei mais.

      Obrigada pelo comentário e pelo elogio. ♥

      Excluir
  3. Oi Amanda! Obrigada pela sua visita no meu blog ^^

    Eu tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e também tô tomando sertralina tem uns dois meses e ele me deu muuuitos efeitos colaterais desde o primeiro dia, falta de apetite, sono, pupilas dilatadas, náusea... mas ele cumpre o seu papel muito bem.

    Você não tá passando com psicologo? Me ajuda taaaanto!

    Melhoras :)
    feliz 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Stephany!

      Eu tive esse tipo de efeitos com a Fluoxetina. Se fosse só isso estava bem. Mas o que eu tive não tem condições e a psiquiatra disse que se não desse para aguentar as reações para eu interromper.

      Eu começar a passar. Ainda não consegui.

      Obrigada ♥

      Excluir
  4. Eu tenho depressão também! mas ainda não estou tomando remédio então não sei nem o que dizer... espero que você melhore logo e que esses efeitos colaterais dos remédios não te atinjam mais! você tem que ser forte viu?

    PS: tô encantada com seu layout!
    beijosss

    www.carolinalemelle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então procura ajuda médica antes que piore, viu? Eu também espero, mas o meu corpo não está aceitando eles muito bem.

      Obrigada pelo comentário e pelo elogio ♥

      Excluir
  5. Minha mãe já teve depressão e é horrível, ela sentia tudo isso e tomou Sertralina também, mas o remédio só deixava ela pior, tirava os sintomas da depressão e deixava ela caída na cama, então com muita força ela parou de tomar os remédios, começou se exercitar, trabalhar e estudar e agora finalmente ela é outra pessoa. Melhoras para ti e que dê tudo certo!
    beijoss

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh sérioo amanda? assim que eu vi seu comentário eu fui correndo no seu blog fuçar tudo quanto é foto pra ver o seu cabelo ahahahhahaa e AMEIII <3 obrigada o seu ficou de arrasar!
    Bom somos duas ahah voltei essa semana pro blog, que estava morrendo de saudade *-*
    é um assunto muito complicado e muito delicado, e você foi muito corajosa de expor isso pra gente, eu não imagino o que você está sentindo, eu converso com uma blogueira que também teve crises de depressão, e eu não imagino como esses remédios devem ser, pois são fortes, mas eu fico muito feliz em ler que você que está lutando contra e não desistiu, eu não sou nenhuma médica e nem entendo do assunto, mas acho que estar com as pessoas que a gente gosta, fazer coisas que a gente gosta e principalmente conversar com pessoas que tem os mesmos sintomas devem ajudar, mas tem uma coisa que você nunca deve perder é a fé de que tudo vai dar certo e a força pra lutar! Você é mais forte do que imagina linda, então força, você vai encontrar um remédio que ajude, e uma maneira de amenizar o sofrimento e acabar rapidinho com a depressão!

    um ótimo 2015 linda, com muita saúde, paz, amor e MUITA força!

    biejinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Espero que o médico com quem vai se consultar possa lhe ajudar e que tu se sinta bem, viu? Torcendo pela tua melhora. Com certeza, tudo vai melhorar! Acredite! ^^
    Abraço daqui do outro lado da telinha! #hug
    Beijo, Min - http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Amanda!
    Eu nunca tomei e não conheço ninguém que já tomou esses remédios.
    Aos meus 11 anos de idade tive princípio de Epilepsia ( desmaios, tonturas, minha visão sumia. Sensação horrível.) Fiz tratamento um bom tempo. Tomei remédios como Trileptal, Nootron e Gaballon. Depois de muito tempo troquei de médico, fiz novos exames e comecei a diminuir até não tomar mas os remédios. Por fim, estou aqui sem esses trecos. haha
    Espero que você encontre um bom tratamento e saia dessa situação logo. Amei seu blog e cabelo hein *-*
    Um beijo

    Estephane Faria | Blog

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Depressão é uma coisa bem difícil. Muitos até, consideram uma doença. Mas eu não acho.
    Remédios é uma droga. E como qualquer droga ela pode viciar e tem seus efeitos. Muitos a nosso favor mais outros nem tanto, como no seu caso. As vezes remédios não ajudam só pioram.
    Então querida, procure realmente ajuda médica, e ore para Deus te ajudar, pois depressão é coisa séria, e que pode levar a morte.
    Beijos!

    http://www.umamineirasonhadora.com/

    ResponderExcluir
  10. O que vou te falar é duro, mas escute com atenção.
    Existem dois tipos de depressão: Aquela que provém de problemas químicos do cérebro, e a psicológica.
    Provavelmente seu caso não é químico. Então, leia com atenção.

    Quando a nossa depressão não provém de problemas de fato físicos, o uso de medicamentos normalmente
    piora completamente a situação. Sua pisiquiatra provavelmente vai perguntar quantos anos de medicina eu
    fiz e como posso dizer coisas assim. Pois eu digo: Primeiro, faço biologia e entendo um pouco do assunto.
    Segundo, eu conheci muitas pessoas com depressão, sendo que eu mesma já tive.
    A única coisa que vai te salvar Mand, é você mesma.
    Você precisa ter força de vontade, embora a depressão corte exatamente isso.
    Busque forças nas pessoas que você ama, e vou te dar duas dicas: A primeira é, procure uma boa psicóloga, ou uma terapeuta. Converse bastante, jogue tudo o que te faz mal. Depois, se quiser, procure fazer acupuntura. Ajuda muito.

    Muitas vezes, nos entupir de medicamentos não é chave, pelo contrário.
    Remédios antidepressivos viciam. Você pode nunca mais se livrar deles.
    Dá tempo de buscar forças e se livrar por outros meios.
    Isso é o que posso te dizer.
    Te desejo sorte e tudo de bom, você é linda e tem pessoas que te ama muito. pense nisso.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo um pouco com o que a Mariana disse ai em cima.
    Eu tenho suspeita que eu tenha depressão, mas ainda fico na dúvida. Eu tenho medo de tomar remédios e ficar viciada. Eu sei que pra sair dessa só depende de mim, porque eu também sei exatamente o que me deixa com esses sintomas de depressão. Então te digo o mesmo que a Mariana disse: se apoie nos que te amam de verdade, faça tudo o que você gosta, leia o que gosta, assista o que gosta; vá ao parque, contato com a natureza faz bem. Se pergunte o que te deixa chateada ou triste, e responda o que falta pra você tomar providências pra resolver isso.

    Nem te conheço direito, acabei de entrar no seu blog, mas tô torcendo por você!! :D

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Por enquanto eu só vou numa psicologa e ela também me contou que tenho ansiedade e muito medo de morrer (tipo atrapalha demais, tem noites que não consigo dormir porque só fico pensando que eu posso morrer a qualquer momento). Ela recomendou que eu começasse a tomar antidepressivos por alguns meses, esqueci o nome do medicamento, mas acabou sendo que ela mudou de ideia. Mas de qualquer forma, acho que se eu tomasse meu cérebro ia fazer com que algo ruim acontecesse ou tivesse alguma reação ruim que nem aconteceu contigo, então é, tenho medo de tomar anti depressivos porque acho que vou ter alguma reação parecida com a sua. Uma vez, tava em casa normal almoçando e do nada a minha mão começou a formigar e a minha língua um pouco também e fiquei meio lerda sabe? confusa? Isso que nem tomava nada, sei que fiquei morrendo de medo e chorando nem fui trabalhar porque não sabia o que tinha acontecido :c Espero que você consiga lidar com a sua depressão e ansiedade e que consiga achar um remédio que não aconteça essas coisas. Beijo www.infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Conheci teu blog através do Instagram! Enfim, eu descobri da mesma forma que você: passando mal e indo parar no hospital e descobrindo que além de D tenho A. Todos os remédios que tomei me deixavam grogue de alguma forma, então, eu tomava com menos frequencia, mesmo o médico brigando comigo. Engraçado que eu também recebi indicação para um psiquiatra. De acordo com ele "meu cérebro funcionava rápido demais". Hoje, graças a Deusa não tomo mais remédios, apesar de ainda conviver com alguns problemas, e focar minha atenção tem me ajudado bastante. É por isso que acabei até criando meu blog, pra me ajudar com os projetos pessoais que "me resgatam" desses problemas. Torço muito para que você ache a sua saída de emergência. Não fica preocupada em se dar bem com remédios, talvez esse não seja meu melhor conselho, mas é uma experiência. Fique mais preocupada em se livrar deles o mais rápido possível. /: Boa sorte! <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN