4 de março de 2015

Dicas para melhorar os estudos


Já falei anteriormente aqui no blog que iria cursar Ciências Biológicas na universidade. As aulas começaram este mês, assim como a de todo mundo por aí. No ensino fundamental e no médio, sempre tive muita facilidade para estudar, então sempre relaxava um pouquinho. Mas dessa vez quero me empenhar bastante para conseguir passar com ótimas notas!

Criei este post para reunir boas práticas de estudo para quem está querendo passar o ano com tudo bonitinho no colégio ou na faculdade.

Estude sempre que possível
Sempre que tiver uma pausa no trabalho, na escola, no curso ou se você tiver a tarde livre que invejinha, reserve de 15 a 30 minutos para estudar o que você aprendeu no dia. Te garanto que isso vai ajudar bastante a você não ter que estudar correndo pra prova.

Varie o local de estudo
Não estude sempre no mesmo lugar. Procure um lugar tranquilo e que você não havia ido antes. Isto pode ajudar a você se lembrar melhor do conteúdo e não te deixar estressado com a leitura.

Ouça músicas instrumentais
Acho que todo mundo adora ouvir música enquanto está lendo, estudando ou escrevendo. Mas muitas vezes as coisas que estamos lendo são muito complexas e as músicas acabam atrapalhando. Então, uma boa ideia é baixar só o instrumental das suas músicas favoritas, você vai continuar ouvindo o que gosta, mas sem a voz para interferir.

Coma chocolate
Aposto que todo mundo gostou dessa, né? Chocolate é importante, pois ajuda o nosso corpo a produzir serotonina, melhorando muito mais o nosso humor.

Se exercite um pouco
Esse é o item que eu preciso me focar mais. Não gosto de exercícios e também não tenho tempo para fazer academia ou algo de gênero. Mas sei que exercícios físicos são muito importantes para a nossa saúde. Teve uma época que eu baixe o Just Dance no celular (você baixa o app no celular e segue os passos de dança pelo computador) e dançava todo dia. É bem divertido!

Crie um cronograma
Faça um cronograma com todas as coisas que você precisa estudar no dia. Dessa forma, você vai conseguir se organizar melhor e não ter desculpa de dizer que não teve tempo.

Tire suas dúvidas com o professor
Nunca saia da sala de aula sem entender o que o professor disse. Se não tiver oportunidade de tirar a sua dúvida durante a aula, procure o professor depois e esclareça todas elas.

Faça anotações
Anote tudo o que você achar que o professor disse de interessante. Tente fazer gráficos ou resumos. Muitas vezes o visual acaba nos ajudando a entender e decorar determinado assunto de forma menos cansativa.

Estude o que você tem dificuldade
Foque mais nas matérias que você tem mais dificuldade, dedique mais tempo para elas. Sei que muitas vezes queremos estudar o que mais gostamos e acabamos deixando os outras de lado.

É isso. Espero que tenham gostado. Não deixem de participar do sorteio que está rolando aqui no blog, viu?
[ clique aqui ]

26 comentários

  1. Oi!
    Adorei as dicas. Preciso organizar meus estudos, espero que consiga. Rs.
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas. Sempre esculto música pra estudar hehe, ajuda ^^

    Já viu o look novo no blog? Vem conferir, tá bem despojado!
    http://www.blogespacoteen.com/2015/03/look-do-dia-galaxy-xadrez-jeans.html
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, faço pré vestibular nos finais de semana, imagina quanta coisa para estudar neh?!

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Aproveita as dicas então para se organizar, Susany. :D

      Excluir
  4. Olá! Sou do Lemão Doce e indiquei-te para a TAG "I Love My Blogger". Se decidires responder à tag, por favor avisa-me para poder ver as tuas respostas. :D

    TAG: http://lemaodoce.blogspot.pt/2015/03/tag-i-love-my-blog.html

    ResponderExcluir
  5. quando estava chegando ao final do meu curso na faculdade, eu já andava meio preguiçosa pra estudar, então tentava fazer isso dando algumas pausas pra ouvir música.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas, chocolate já como todos os dias hehehe, cacau show me falindo sempre hahaha

    ResponderExcluir
  7. sou o tipo de pessoa que não tenho a mínima concentração pra estudar. Prefiro prestar atenção na aula, aprender e ir com fé na prova HAHAH

    durante a epoca da escola, fingia que estava estudando e dormia em cima do livro.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era bem assim. Eu prestava atenção na aula e já captava bastante coisa. Depois era só dar uma passadinha de olho no caderno e ir para a prova. haha

      Excluir
  8. Eu sempre falava que estudaria mais, em promessas de ano novo mas nunca o fazia.
    Quando entrei na faculdade me dei muito só por dois semestres.
    Porém, sempre fui ótima aluna.

    Será que funciona pra todo mundo mesmo?

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fiquei empurrando tudo com a barriga. Sempre fui boa aluna e tirava notas boas.
      Mas o problema é que depois era a maior correria para conseguir fazer tudo no tempo.
      Agora na faculdade estou tentando ser mais organizada.

      Excluir
  9. Ai isso seria muito util na minha epoca de TCC serio, eu era a loca do ''ai meu deus eu nao aguento mais'' e o pior é que na escola era a mesma coisa, eu simplesmente nao conseguia me organizar direito

    http://www.fotografiasecoisinhas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim também na época do médio e do técnico. Agora na facul estou tentando seguir todas essas dicas :D

      Excluir
  10. Eu estou em época de TCC e preciso me organizar urgente. As dicas são ótimas eu vou salvar o post e pô-las em prática! Vai ser muito útil, já que além do TCC estou estudando idiomas também.
    Beijos!

    ♥ Rendas e Doces

    ResponderExcluir
  11. "Coma chocolate" resumiu a minha vida kkkkkkk Ótimas dicas !
    http://caramelo-rosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocolate é muito bom! pena que não posso mais comer ): haha

      Excluir
  12. Oi, Flor! Tudo bom?
    Estudar já não é algo que agrada e sempre precisamos achar uma maneira de tornar mais suportável. Eu sempre tentei variar os lugares de estudos, mas sempre foram os mesmos. Quando eu chegava em casa, não conseguia sentar para mexer no computador se não tivesse estudado antes. O ritmo do cursinho era super puxado, então um dia que eu ficasse sem estudar, acumulava demais. Sempre mantive também meus exercícios em dia, pois acredito que um corpo saudável, tem uma mente saudável também, e sim, chocolates são ótimos e não vou mentir que adorava um energético também. Suas dicas são ótimas, e são perfeitas para complementar as que vamos criando ao longo dessa rotina!
    Adorei o blog e virei seguidora!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive muita facilidade para estudar, porque eu já conseguia captar muita coisa só na aula. E quando ia estudar já era bem mais fácil. Tá certinha você. Queria ter essa força de vontade. haha
      Obrigada <3

      Excluir
  13. Porque não surgiu essas dicas na minha epoca de escola huashaus. Mas serve para a faculdade tbm. Adorei seu blog, bjs

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN