15 de setembro de 2015

[ Resenha ] 3096 dias - Natascha Kampusch



3096 Dias - Natascha Kampusch sofreu o destino mais terrível que poderia ocorrer a uma criança: em 2 de março de 1998, aos 10 anos, foi sequestrada a caminho da escola. O sequestrador - o engenheiro de telecomunicações Wolfgang Priklopil, a manteve prisioneira em um cativeiro no porão durante 3.096 dias. Nesse período, ela foi submetida a todo tipo de abuso físico e psicológico e precisou encontrar forças dentro de si para não se entregar ao desespero.



3096 dias é uma autobiografia de Natascha Kampusch, que foi sequestrada quando tinha apenas 10 anos de idade por Wolfgang Priklopril, permanecendo em cativeiro por mais de oito anos (3096 dias). 

No início, nós conhecemos a vida da pequena Natascha e seu relacionamento com os pais, que é totalmente disfuncional. Além disso, ela sofre preconceito na escola e na família devido ao fato de estar acima do peso para a sua idade. Por estes e outros fatores, a garota se torma introvertida e tímida.

Certo dia, Natascha decide que está bem “grandinha” para ir à escola sozinha e decide confrontar a mãe a respeito. Que no início não aceita, mas depois acaba cedendo. Porém, a menina, em momento de nervosismo decidiu que iria para a escola sem se despedir da mãe, algo que a mesma dizia para ela nunca fazer, pois nunca saberíamos quando veríamos a pessoa novamente. E nesse dia, Natascha descobriria o quão certa a sua mãe estava.

Ao seguir o caminho para a escola, a menina se deparou com uma van branca e um homem bem apresentável, que em instantes a sequestrou. E foi assim que Natascha Kampusch viu sua infância sendo roubada por alguém que nem sequer conhecia.

O livro é escrito de tal forma que podemos nos colocar no lugar da autora. Sentimos  tudo o que ela passou ao ser trancafiada em um quartinho de 5 m² sem janelas, sem saída, devendo a sua vida a pessoa que a roubou.

Percebemos que ao mesmo tempo que Natascha odeia seu sequestrador, ela sente afeto pelo mesmo, pois é a única pessoa que tem para se apoiar naquele momento. Ninguém sabe onde ela está e não há como escapar. Apenas Wolfgang pode ajudá-la. 

Ela deixa isso bem claro no seguinte trecho do livro: 
“Eu também era criança quando começou meu cativeiro. O sequestrador me separou do mundo que eu conhecia e me colocou em seu próprio mundo. A pessoa que me roubou, que tirou a minha família e minha identidade, se tornou minha família. Eu não tenho escolha a não ser aceitá-lo como tal, eu aprendi a obter felicidade dessa afeição e a reprimir o que era negativo. Assim como qualquer criança que cresce em uma família disfuncional.”
Natascha causou dor física a si mesma para aliviar os tormentos psicológicos que tinha que enfrentar, tentou suicídio, mas o que realmente a salvou foi a sua vontade de ser mais forte que Wolfgang e cumprir a promessa que fez a si mesma: quando completasse dezoito anos conseguiria escapar.
"As vezes era um alívio quando a dor física abafava o tormento psicológico por alguns instantes."
É um livro forte que mostra de verdade o que somente as pessoas que sofreram esse tipo de agressão podem mostrar; não recomendo para quem não consegue ouvir relatos fortes. E para quem não tem paciência para ler livros (o que é uma pena!), saiba que a história também foi adaptada para as telas com o nome “3096 dias de cativeiro”.

Citações que eu gostei:
"Esses crimes estão em toda parte e podem ocorrer atrás de qualquer porta do país, em qualquer dia, e talvez só provoquem um dar de ombros ou uma indignacão superficial."
"Crimes assim, como o que foi cometido contra mim, formam a estrutura austera, em branco e preto, das categorias de Bom e Mau nas quais a sociedade se baseia. O criminoso deve ser um monstro, para que possamos nos ver ao lado dos bons."

Classificação:
 

16 comentários

  1. E tão cruel até mesmo imaginar uma uma pessoa pode fazer isso, mais ainda saber que não somente uma mas milhares de pessoas passam por isso diariamente, quando leio esse tipo de livro fico pensando por dias como tem gente ruim nesse mundo, e a mesmo tempo como tem gente forte, que foi o caso da Natascha, ela conseguiu sobreviver ao louco e ainda por cima agora esta tentando continuar sua vida se assim pode se dizer. Eu vi o filme e já fiquei chocada, ainda não estou preparada para ler o livro.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só elas vão entender exatamente pelo o que passaram ou estão passando, isso se conseguem sobreviver. Eu queria mesmo saber o que se passa na cabeça das pessoas que conseguem fazer maldades a este ponto, sabe? O livro, pelo que eu percebi, consegue ser um pouco mais "leve" que o filme. Pois o livro não aborda muito a parte de assedio sexual como no filme. Quando conseguir, lê o livro, ok?

      Beijos

      Excluir
  2. Oii!
    Posso dizer com toda a certeza que essa história me cativou. Considero que é possível aprender bastante sobre a mente humana lendo livros baseados nesse tipo de fato real. Se tu curte literaturas desse estilo, te recomendo ler "Malika Oufkir, a Prisioneira do Rei". Tenho certeza que tu vai gostar.
    Ótima resenha, falou sobre o livro de uma maneira bem interessante!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu gosto deste tipo de leitura por esse motivo e saber que apesar de todos sermos iguais no sentido físico, nossa mente é completamente diferente! Obrigada pela recomendação. Adoro leituras desse tipo e vou procurar pra ler sim!

      Beijos

      Excluir
  3. Gostava imenso de ler esse livro já que adoro livros baseados em histórias verídicas. Obrigada por me relembrar que o tenho que por na minha wishlist,:P

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem legal. A história é muito bem contada. Não esquece de colocar lá. haha

      Excluir
  4. É tão cruel imaginar até onde vai a mente humana, como alguém pode ser tão perverso. O mais triste que ela é uma em um milhão, contas garotas e garotos, desaparecem, mas pode está vivendo em um cativeiro. Fiquei interessada nesse livro, vou procurar para comprar. Sua resenha ficou muito boa!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Fran. Não consigo entender como uma pessoa consegue fazer algo desse tipo à outra, sabe? Ele é bem forte, mas a leitura é muito interessante. Obrigada!

      Excluir
  5. Eu não sabia que ela tinha escrito um livro! Deve ser incrível mas bem difícil de ler, por ser pesado. Acho que um livro assim eu tenho que ler de uma só vez de férias, normalmente procuro um livro leve pra ler antes de dormir, esse não é assim.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só fui descobrir esse ano. É pesado sim. No meu caso eu já estou acostumada com esse tipo de leitura e não foi tão chocante. Mas tem partes bem tensas. Eu li ele no ônibus. haha
      Quando ler, me conta o que achou, ok?

      Beijos

      Excluir
  6. Agora eu quero ler mais do que tudo esse livro. Preciso encontrá-lo. Obrigada, lindona! <3

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar nele mas pela resenha parece ser maravilhosooo
    Acho que se eu encontrar irei comprar de tanto que gostei aushuas

    Beijos <3
    quietlypink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu nunca li o livro, mas assisti o filme e fiquei agoniada :/ e pensar que a maioria dos casos assim não terminam bem, tantas meninas morrem nessa situação, é uma coisa que se a gente para pra pensar enlouquece. fiquei interessada em ler o livro porque no filme eu senti que muitas partes eles preferiram "pegar mais leve" e acabou não sendo muito completo!

    www.bygarotas.com | www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de livros/filmes com histórias verídicas e esse eu estava desejando há algum tempo, mas acabei esquecendo dele. Ainda bem que eu encontrei seu blog e, logo de cara, a resenha do 3096 dias. Já vou procurar em alguma loja online e comprar.

    Beijo!
    www.lemonati.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não sabia nem da existência desse livro , mas agora vu ler e vou amar! Muito Obrigado!

    http://somosrabiscados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gosto imenso de livros com relatos de histórias reais por isso fiquei com muita vontade de ler este.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

BLOG UNTIL WE DIE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2014-2015 © | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN